CONTATO
Telefone: (46) 3225-2488
E-mail: bancarios@seebpb.com.br

Santander lacra as portas de 78 agências e fechamento atinge em cheio correntistas

  • 16/01
  • Geral
  • Assessoria de imprensa

Apesar do alto lucro, o banco encerrou as atividades em parte das agências; ação causou críticas de funcionários (Por: Lucas Brito) - foto agência Santander de Curitiba fechada de Paulinho Costa feebpr - 

Em 2024, o Santander aumentou a receita, mas adotou novas mudanças. As novidades, no entanto, trouxeram alguns alertas no setor, chamando atenção também para outras instituições.

Segundo o movimento sindical bancário, o Santander teve lucro líquido gerencial de R$ 10 bilhões nos 9 primeiros meses do ano passado. O resultado representou um crescimento de 40,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Apesar de o grupo não informar o número de espaços físicos em seu balanço, existiam 2.459 postos na relação do Banco Central. Porém, antes disso, o levantamento apontava 2.537 unidades. Ou seja, houve uma redução de 78 agências em 1 ano.

“O Santander segue fechando agências, o que dificulta e piora o atendimento, já que os canais eletrônicos não se equiparam ao atendimento humanizado feito por um bancário”, disse Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander.

Ela destacou o que vem ocorrendo internamente. “Mesmo com esses resultados impressionantes, o banco reduziu postos de trabalho no trimestre, fechou agências, com o novo modelo implementado, batizado de Multicanalidade”, disse a representante da instituição.

“Atendimento presencial nas agências está sendo substituído por canais digitais com foco em clientes com maior poder aquisitivo. É fundamental que o banco exerça seu dever enquanto concessão pública e ofereça atendimento de qualidade para todos, sem distinções por renda”, acrescentou.

No Brasil, o Banco Central tem como função administrar as funções bancárias, fazendo parte do Conselho Monetário Nacional. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles tomam as próprias decisões.

Afinal, o que aconteceu?
Outras empresas concorrentes, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, também estão adotando novas estratégias, principalmente nos canais virtuais, onde os serviços vêm sendo reforçados. O Nubank, que é mais novo no setor, já atua somente através dos aplicativos, focando no público mais jovem. Ainda assim, as mudanças dividem opiniões, principalmente entre os clientes mais velhos. (Fonte: TVFOCO)

Voltar
Entre em Contato
Telefone: (46) 3225-2488
E-mail: bancarios@seebpb.com.br
Endereço: Rua Tapajós, 93 - Centro
Pato Branco - PR
Receba Nossas Novidades