Banco Central divulga instituições financeiras que receberam reclamações no segundo trimestre de 2025 (Por Rodrigo Abdalla) - foto divulgação -
No ranking de reclamações sobre os bancos, o Inter é que mais recebeu reclamações no Banco Central, no segundo semestre de 2025. Nesta quinta-feira (24), o BC divulgou a lista e as principais queixas apresentadas contra as instituições financeiras. Fecham o pódio o Bradesco e o Mercado Pago.
No período, o BC recebeu 3.239 reclamações contra o Banco Inter, com destaque para o item “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”. Essa categoria, inclusive, foi a campeã de reclamações no geral: 5.277 queixas sobre o assunto, quase 2 mil a mais que reclamações no SAC, que foi a segunda colocada.
Apesar de liderar o trimestre no total de reclamações, no quesito cartão de crédito, o Inter ocupa a terceira posição, com 610 queixas registradas. O segundo no ranking de reclamações sobre os bancos na categoria cartão de crédito foi o Banco Master, com 612, e Itaú foi o primeiro com 673.
Queixas no ranking de reclamações sobre os bancos
São 116 tipos de reclamações registradas pelo BC contra os bancos. De acordo com a página da autarquia, uma amostra das reclamações respondidas pelas instituições reclamadas é avaliada pelo BC.
Quando há indício de descumprimento de normas, a queixa é classificada como procedente. A autoridade monetária reforça que não atua nos casos individuais, mas utiliza as avaliações como subsídios para aprimoramento das ações de supervisão, regulação e educação financeira.
O primeiro segmento que o Banco Inter apresenta o maior número de reclamações em relação aos concorrentes é o que contabiliza “irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações relativas a operação de crédito contratada (DDC).” Outro quesito liderado pelo Inter foi a “inclusão de dados incorretos no CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional)”.
Veja abaixo a lista completa do ranking de reclamações sobre os bancos maiores:
- Inter
- Bradesco
- Mercado Pago
- Banco C6
- PagSeguro
- PicPay
- Itaú
- BTG Pactual/Banco Pan
- Neon Pagamentos
- Santander
- Caixa Econômica Federal
- 99Pay
- Banco do Brasil
- Stone
- Nu Pagamentos
Divulgado trimestralmente, o ranking de reclamações sobre os bancos apontou, no início do ano, o Bradesco 1º e o Banco Inter em 2º, cenário que se inverteu no segundo semestre. Na época, o BC registrou contra o Bradesco 7647 queixas, com o motivo principal sendo “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado”.
A autoridade monetária é responsável por fiscalizar o cumprimento de regras por parte dos bancos autorizados a operarem no Brasil. Como uma das formas de monitoramento, o BC mantém canais de atendimento oficiais aos cidadãos, além de possibilidade de registro de reclamação via internet, telefone e correspondência.
Este ranking de reclamações sobre os bancos é elaborado a partir da proporção entre o número de reclamações procedentes e a quantidade de clientes da instituição, incluindo pessoas físicas e jurídicas, informados no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) ou no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
O BC separa as listas em categorias de instituições: o top 15 e os demais bancos. O Top15 inclui os bancos com maior número de clientes. A listagem “Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento” inclui outros que tenham 30 ou mais reclamações. Nessa lista de outras instituições, o Banco Ribeirão Preto apresentou o maior índice de queixas, quase quatro vezes superior ao segundo lugar, Ame Digital Brasil.
Além do ranking de bancos, o BC também mantém o ranking de consórcios, divulgado semestralmente. A Promove Administradora De Consórcio Ltda. terminou o ano de 2024 com o maior número de reclamações, ainda não há uma atualização em 2025. (Fonte: nd+)
Notícias FEEB PR