CONTATO
Telefone: (46) 3225-2488
E-mail: bancarios@seebpb.com.br

Banco Inter lidera ranking de reclamações do BC, Bradesco vem em segundo; veja lista e queixas

  • 29/07
  • Geral
  • Assessoria de imprensa

 


Banco Central divulga instituições financeiras que receberam reclamações no segundo trimestre de 2025 (Por Rodrigo Abdalla) - foto divulgação - 

No ranking de reclamações sobre os bancos, o Inter é que mais recebeu reclamações no Banco Central, no segundo semestre de 2025. Nesta quinta-feira (24), o BC divulgou a lista e as principais queixas apresentadas contra as instituições financeiras. Fecham o pódio o Bradesco e o Mercado Pago.

No período, o BC recebeu 3.239 reclamações contra o Banco Inter, com destaque para o item “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”. Essa categoria, inclusive, foi a campeã de reclamações no geral: 5.277 queixas sobre o assunto, quase 2 mil a mais que reclamações no SAC, que foi a segunda colocada.

Apesar de liderar o trimestre no total de reclamações, no quesito cartão de crédito, o Inter ocupa a terceira posição, com 610 queixas registradas. O segundo no ranking de reclamações sobre os bancos na categoria cartão de crédito foi o Banco Master, com 612, e Itaú foi o primeiro com 673.

Queixas no ranking de reclamações sobre os bancos
São 116 tipos de reclamações registradas pelo BC contra os bancos. De acordo com a página da autarquia, uma amostra das reclamações respondidas pelas instituições reclamadas é avaliada pelo BC.

Quando há indício de descumprimento de normas, a queixa é classificada como procedente. A autoridade monetária reforça que não atua nos casos individuais, mas utiliza as avaliações como subsídios para aprimoramento das ações de supervisão, regulação e educação financeira.

O primeiro segmento que o Banco Inter apresenta o maior número de reclamações em relação aos concorrentes é o que contabiliza “irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações relativas a operação de crédito contratada (DDC).” Outro quesito liderado pelo Inter foi  a “inclusão de dados incorretos no CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional)”.

Veja abaixo a lista completa do ranking de reclamações sobre os bancos maiores:

  1. Inter
  2. Bradesco
  3. Mercado Pago
  4. Banco C6
  5. PagSeguro
  6. PicPay
  7. Itaú
  8. BTG Pactual/Banco Pan
  9. Neon Pagamentos
  10. Santander
  11. Caixa Econômica Federal
  12. 99Pay
  13. Banco do Brasil
  14. Stone
  15. Nu Pagamentos
Bradesco liderou ranking de reclamações sobre os bancos no 1º trimestre
Divulgado trimestralmente, o ranking de reclamações sobre os bancos apontou, no início do ano, o Bradesco 1º e o Banco Inter em 2º, cenário que se inverteu no segundo semestre. Na época, o BC registrou contra o Bradesco 7647 queixas, com o motivo principal sendo “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado”.

A autoridade monetária é responsável por fiscalizar o cumprimento de regras por parte dos bancos autorizados a operarem no Brasil. Como uma das formas de monitoramento, o BC mantém canais de atendimento oficiais aos cidadãos, além de possibilidade de registro de reclamação via internet, telefone e correspondência.

Este ranking de reclamações sobre os bancos é elaborado a partir da proporção entre o número de reclamações procedentes e a quantidade de clientes da instituição, incluindo pessoas físicas e jurídicas, informados no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) ou no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).

O BC separa as listas em categorias de instituições: o top 15 e os demais bancos. O Top15 inclui os bancos com maior número de clientes. A listagem “Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento” inclui outros que tenham 30 ou mais reclamações. Nessa lista de outras instituições, o Banco Ribeirão Preto apresentou o maior índice de queixas, quase quatro vezes superior ao segundo lugar, Ame Digital Brasil.

Além do ranking de bancos, o BC também mantém o ranking de consórcios, divulgado semestralmente. A Promove Administradora De Consórcio Ltda. terminou o ano de 2024 com o maior número de reclamações, ainda não há uma atualização em 2025. (Fonte: nd+)

Notícias FEEB PR

 

 
Voltar
Entre em Contato
Telefone: (46) 3225-2488
E-mail: bancarios@seebpb.com.br
Endereço: Rua Tapajós, 93 - Centro
Pato Branco - PR
Receba Nossas Novidades